Atividades

Conheça as ações e atividades do projeto. 

Resultados

No decorrer da implementação do projeto serão desenvolvidos os seguintes resultados. 

multiplier-events-2

“SUSTAINABLE SERVICE IN DS" PROGRAMA DE FORMAÇÃO (I.O.1)

Desenvolvimento de um programa de formação com a participação direta de Pessoas com Síndrome de Down (PSD) e outros agentes como profissionais, familiares e outros peritos na área dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Aprendizagem em Serviço. O principal objetivo é envolver todos estes agentes na elaboração do programa de formação que será desenvolvido nas diferentes fases do projeto.

Relatório Global do Projeto SSinDS

O principal objetivo do presente relatório é dar a conhecer a forma como as sessões de trabalho inclusivas foram realizadas em cada país parceiro e identificar os principais resultados obtidos. Participaram nestas sessões de trabalho PcSD e/ou outro tipo de deficiência intelectual, profissionais, familiares e outros agentes que futuramente serão envolvidos na realização do Programa de Formação e nas restantes atividades previstas pelo projeto.

Para aceder ao Relatório Global das Sessões de trabalho Inclusivas clique aqui.

learning-activities

“SUSTAINABLE SERVICE IN DS" ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM (I.O.2)

Desenvolvimento de um conjunto de atividades de formação, baseado na Metodologia da Aprendizagem em Serviço para reforçar simultaneamente, as competências das PSD através da “aprendizagem pela prática” e o seu envolvimento na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

MATERIAIS DE FORMAÇÃO (I.O.3)

A parceria do Projeto SSinDS encontra-se a desenvolver um conjunto de materiais de formação que se destinam a ser utilizados por FORMADORES ao longo da implementação das ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DE SERVIÇO SUSTENTÁVEL, incluindo Manuais, Modelos, Ferramentas, etc. O Material de Formação será adaptado às funções e às diferentes necessidades de aprendizagem e perfis individuais do grupo-alvo.

training-materials
training-platform

“SUSTAINABLE SERVICE IN DS" PLATAFORMA DE FORMAÇÃO ONLINE (I.O.4)

Desenvolvimento de uma Plataforma de Formação que integrará o programa de formação. A Plataforma de Formação digital incluirá ferramentas desenvolvidas especificamente para este projeto que apoiarão as atividades práticas e formativas .

Reuniões Transnacionais

Serão realizadas 5 reuniões nos diferentes países que participam no projeto com a presença  de todos os parceiros, de acordo com o plano de trabalho e objetivos definidos. 

  • Local: Internet via Zoom; Organizado pelo Coordenador do Projeto (ALDO-CET, Bailesti, Romênia).
  • Data: 25 a 26 de novembro de 2020.
  • Duração estimada: 2 dias 

Objetivo da Reunião: a reunião aborda aspetos fundamentais como a participação das Pessoas com Síndrome de Down; a assimilação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o recurso à Metodologia de Aprendizagem em Serviço como ferramenta de aprendizagem destinada a Pessoas com Síndrome de Down.

  • Local: Croácia (HURT) 
  • Data: Mês 6 
  • Duração estimada: 2 dias

Objetivo da Reunião: completar o Programa de Formação e lançar os demais produtos do projeto. 

  • Local: Lisboa, Portugal (FENACERCI) 
  • Data: 21 a 22 de outubro de 2021
  • Duração estimada: 2 dias 

Objetivo da Reunião:  analisar as Atividades de Aprendizagem, os Materiais de Formação e aprovar as especificações relativas á Plataforma de Formação que se encontra a ser desenvolvida. 

  • Local: Internet via plataforma Zoom; organizada pelo Parceiro Grego (IED, Larissa, Grécia)
  • Data: 22 a 23 de fevereiro de 2022
  • Duração: 2 dias

O encontro teve como objetivo formar os Formadores sobre a implementação das Atividades de Aprendizagem e Materiais de Formação, bem como, planear a Atividade de formação destinada a capacitar os formadores para o uso da plataforma de formação à distância.

  •  
  • Local: Zagreb, Croácia (HURT)
  • Data: 11 a 12 de abril de 2022
  • Duração: 2 dias

O encontro teve como objetivo formar os Formadores para a utilização da plataforma de formação à distância; planear as ações de validação e a atividade de formação transnacional para pessoas com síndrome de down; finalizar as atividades de aprendizagem, materiais de formação e realizar as respetivas traduções.

Atividades de Formação

Serão organizadas 2 atividades de formação no decorrer da fase de implementação do projeto. 

Validação de ações piloto

As ações de validação relativas ao Programa de Formação e a Plataforma de e-Learning foram implementadas em cada país parceiro com a participação ativa de pessoas com deficiência intelectual e profissionais que trabalham com PcDI, familiares/ outras pessoas de apoio, membros da comunidade e peritos em ODS e Aprendizagem em Serviço. As organizações responsáveis pela preparação e implementação das Ações de Validação foram ALDO-CET, ADBP, ASINDOWN e HURT. O consórcio agregou outras ações-piloto adicionais que foram desenvolvidas pela IED, COORDINA, FENACERCI e UNRI-FFRI nas quais participaram profissionais e peritos da área da deficiência, ODS e Aprendizagem em Serviço que validaram os resultados decorrentes das diferentes atividades do projeto concluindo-se que a validação contou com a participação direta de 193 pessoas, incluindo pessoas com deficiência intelectual, profissionais que trabalham com PcDI, familiares/ outros apoios, membros da comunidade e peritos da área dos ODS e Aprendizagem em Serviço.

Atividade de aprendizagem Transnacional

Uma Atividade de Aprendizagem Transnacional (mobilidade mista de formandos adultos) foi organizada e implementada durante os dias 19 a 23 de setembro de 2022, em Valência (Espanha), com a participação ativa de 33 pessoas com síndrome de Down e/ou outras deficiências intelectuais e 17 profissionais representando os seguintes parceiros: ALDO-CET, ASINDOWN, COORDINA, HURT e ADPB. Ao longo dessa semana de formação, os participantes percorreram as etapas de aprendizagem do programa de formação do Serviço Sustentável. Foi uma semana que ficará na memória de todos os participantes. Uma semana de aprendizagem na qual pessoas com síndrome de Down e/ou com deficiências intelectuais de diferentes países tiveram a oportunidade de trocar experiências, partilhar visões sobre a Agenda 2030 e situações vividas, implementar um projeto de serviço-aprendizagem, praticar as competências adquiridas ao longo do programa e planear projetos futuros. Em suma, puderam conhecer-se sem falar a mesma língua.

Eventos Multiplicadores

Foram organizados 6 Eventos Multiplicadores, durante os quais os resultados do projeto foram apresentados aos principais intervenientes nacionais. Foram realizados 2 eventos na Roménia e 1 evento em Espanha, Croácia, Portugal e Grécia.